segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quem tem medo da Dieta Vegetariana?

Regularmente encontro textos, alguns muito bem intencionados, falando da dieta vegetariana (não me refiro aqui ao veganismo como ideologia neste momento). E muitas vezes eles começam a falar muito bem, demonstram obter um conhecimento regular dos tipos de vegetarianos, suficiente para dar um bom tour a quem está interessado em saber o que significa, p.e, uma dieta crudivorista.
Entretanto, não importa quão esforçado o escritor, se ele não é vegetariano (especialmente o tipo estrito), não terá aprofundamento - e vivência - necessário para expor a dieta vegetariana de forma simples, que ela é. Vai colocar diversos mitos e medos na cabeça daquela pessoa que está buscando uma dieta, muitas vezes, por motivo de saúde. Começam a falar de deficiência em ferro, proteína e da tão famigerada B12 (essa precisa de uma discussão mais longa).
Afirmam categoricamente que é necessário uma companhamento médico antes de arriscar começar uma dieta vegetariana. Que sem a ajuda de um nutricionista você vai ficar doente! Céus, tanto escândalo e é justamente o contrário. Deveriam fazer essa recomendação a quem insiste em manter uma dieta onívora, repleta de gorduras saturadas, de proteínas em excesso. A recomenadação deveria ser: quer continuar comendo carne? Então vá sempre a um nutricionista e faça exames sempre para ver como vai a sua saúde.
Pois bem, começando pela proteína. Tudo tem proteína! Se você comer um pouco de poeira do chão vai encontrar proteína ali. A única diferença da proteína da carne e da proteína vegetal é que a carne, por ter pertencido a um animal antes, já contém boa parte dos aminoácidos essenciais, que o animal retirou dos VEGETAIS. Ou seja, varie um pouco a alimentação e você obterá a quantidade de proteínas suficientes.
Ferro, sempre aparecem com a questão do ferro heme que, de fato, é mais bem absorvido pelo nosso organismo. Entretanto, se houver falta de vitamina C, nem o ferro heme será tão bem absorvido - ou você vai dizer que não existem onívoros anêmicos? E fontes de ferro de origem vegetal não faltam e, vejam que perfeito, são as mesmas boas fontes de proteínas e cálcio: leguminosas, folhas verde escuras, frutas (frescas ou secas).
Nosso querido cálcio, muitos não deixam o leitinho por medo, pânico de ter uma osteoporose futura. Deus me livre faltar cálcio na dieta das crianças! O Buffalo falou que é bom, tão bom que ele parou de tomar leite logo depois de crescer um pouquinho, pois o ser humano é a única espécie de mamífero que mama para sempre, e de outras espécies! Pois bem, já citei fontes de cálcio e antes que surja a preocupação de se elas são suficientes vou falar sobre o que torna qualquer fonte de cálcio insuficiente: açúcar. Pois é, aquilo que dão aos montes as crianças, como se fosse algo bom para elas.
Tenho certeza que todos aqui amam muito seus filhos e às vezes um doce seria um bom agrado, uma expressão de amor. Mas, pelo amor aos seus filhos (ou a si mesmo, já que esse texto é para todos), parem de dar açúcar a eles - e para si mesmos. Quando surge aquela vontade louca de consumir açúcar é nosso corpo pedindo cálcio, cálcio presente nas frutas, cálcio que dar o sabor adocicado às frutas (viram como nosso corpo é perfeito?). E aí o que fazemos após comer? Comemos um chocolate, uma bala, um bolo. Enchemos nosso corpo de açúcar que roubará o cálcio que acabamos de ingerir.
E em relação ao leite? Bom, aqui vai uma informação bombástica: leite descalcifica! Se você talvez tomasse o leite direto da vaca, de uma vaca preferencialmente criada sem excesso de hormônios e antibióticos até seria saudável e reporia cálcio em alguém com deficiência. Mesmo assim, sem excessos, lembrem que aquele leite seria para alimentar um bezerro, coloquem um bezerro e um bebê recém-nascidos juntos e vejam qual cresce mais rápido (logo, qual precisa de mais hormônios). Agora tomar esse leite cheio de antibióticos (bio = vida) e hormônios (para fazer uma vaca dar 50 litros de leite diários no lugar dos normais 5 litros) é suicídio!
Para finalizar essa parte do leite e cálcio, um fato interessante. Na China comunista não se tinham casos de osteoporose. Que, coincidentemente, começaram a surgir depois que esta abriu parcialmente para o capitalismo e começaram a comercializar leite (não era um hábito na China até então). Leite que era caro, logo era consumido somente por pessoas com um padrão de vida material elevado. Resultado? Começaram a surgir casos de osteoporose, muito comuns em senhoras endinheiradas (só buscar no google as palavras: china, leite e osteoporose).
Ou seja, ovo-lactos e lactovegetarianos se entopem de queijo (apresentem-me algum que não, é muito difícil) e ficam com diversas deficiências, principalmente de ferro e cálcio. E a culpa disso tudo vai para quem? Para os vegetarianos estritos. Que se não se alimentarem só de pão e açúcar ficarão muito bem alimentados (só entrando o problema da B12, que não há nada comprovado nem dizendo que sim, nem dizendo que não).
Assim eu posso dizer, como alguém que experimenta na prática, que a alimentação vegetariana é muito mais saudável e que é perfeitamente possível vivê-la sem depender de médicos (medicina é um capítulo a parte que pretendo discorrer um dia). Pois eu já estou vegetariano há quase 2 anos e só fui a médico para fazer exames de sangue e tirar toda essa neurose que tentam colocar na minha cabeça diariamente e, pasmem, nem deficiência de B12 eu tive até então.

Finalizo esse texto com votos sinceros de muita paz, luz e amor a todos que o lerem.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cães de Mesquita precisam de ajuda!!!!

Nesta comunidade encontrarão todas as informações sobre o que está ocorrendo: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94250706

Os cães estão passando fome, vivendo de forma totalmente insalubre, pois no local só cai água 2 vezes por semana. QUALQUER tipo de ajuda é mais que bem-vindo: dinheiro, ração, voluntariado, adotante...

A SITUAÇÃO É EMERGENCIAL! SÃO 100 CACHORROS AO TODO!!!